Foto: Nathália Schneider (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma das melhores instituições de ensino do Brasil. Isso foi o que apontou o QS World University Rankings 2024, um levantamento internacional que avaliou 1,5 mil universidades em 104 países. Entre as brasileiras, a UFSM está na 15ª posição. No Rio Grande do Sul, a UFSM ocupa a 2ª colocação, empatada com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).
O ranking é baseado em critérios, como reputação acadêmica, reputação frente aos empregadores, citações das publicações científicas, proporção aluno/docente, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa. Para fazer a avaliação destes pontos, foram analisados 17,5 milhões de artigos acadêmicos e levadas em consideração as opiniões de especialistas de mais de 240 mil professores acadêmicos e empregadores.
Dentre os itens do ranking, a UFSM é mais bem avaliada em sustentabilidade, proporção entre alunos e docentes, empregabilidade e reputação acadêmica.
Na classificação mundial, a UFSM aparece na faixa de posições entre 1,2 mil e 1,4 mil.
UFSM no QS World University Rankings 2024
- 2ª melhor entre as gaúchas
- 10ª melhor entre as federais do Brasil (na edição anterior do ranking era a 12ª)
- 15ª melhor entre todas as universidades do país (na edição anterior do ranking era a 18ª)